terça-feira, 29 de agosto de 2017

Prefeitura de Sobral promoverá seminário Pisa for Schools para estudantes

A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, nos dias 30 e 31 de agosto e 1° de setembro, o Seminário Pisa for Schools, no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral. O objetivo é apresentar aos estudantes da rede pública de ensino o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa for Schools, que será aplicado nas escolas de Sobral.  Deverão participar do evento estudantes de 15 a 16 anos, que poderão participar da avaliação.

Em meados de outubro, o Pisa for Schools será aplicado em 50 escolas brasileiras, destas 19 estão no Município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é analisar a aprendizagem dos estudantes das melhores escolas do Brasil, comparando com uma referência internacional, além de mapear os pontos fortes dessas escolas avaliadas e o que pode ser aperfeiçoado.

Para a doutoranda em Política Educacional pela Universidade de São Paulo, Ilona Becskeházy, consultora de Sobral na elaboração dos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, “Sobral chegou numa situação em que a Prova Brasil já não pode avaliar bem. Então, era preciso implementar novos instrumentos de avaliação. E os novos currículos de Sobral de Língua Portuguesa e Matemática estão alinhados com o Pisa”.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é uma avaliação internacional projetada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para obter referências sobre o desempenho em leitura, Matemática e Ciências de estudantes de 15 anos de idade. Já o Pisa for Schools avalia o desempenho dos alunos em pequenas comunidades escolares e tem questões similares ao Pisa tradicional.

- Inscrição no 1° dia - 30 de agosto: https://goo.gl/HtEFvj
- Inscrição no 2° dia - 31 de agosto: https://goo.gl/KubQgo 
- Inscrição no 3° dia -1° de  setembro: https://goo.gl/WjNyNH