segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Certificação de especialistas e lançamento de livro sobre EAD marcam segunda aula das especializações em EDH e GDE

A Secretaria da Educação de Sobral e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram, no sábado (16), a segunda aula das especializações em Educação em Direitos Humanos (EDH) e Gênero e Diversidade na Escola (GDE), no campus Mucambinho. Na primeira parte da aula, os estudantes participaram de um treinamento para uso do Solar, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela UFC. As especializações acontecem em modalidade mista, com encontros presenciais e atividades online.

Na segunda parte da aula, foi realizada a certificação de especialistas em Educação a Distância (EaD) e dos professores que participaram do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). Ainda como parte da aula, foi realizado o lançamento e distribuição gratuita do livro “Prática Docente e Aprendizagem: Redes Formativas em EAD”, dentro do projeto Diálogos Literários.


O secretário da Educação, Herbert Lima, destacou que o momento de certificação e de entrega do livro foi pensado dentro das aulas para motivar os alunos que estão iniciando as especializações. “Hoje, nós estamos certificando os estudantes que participaram da especialização em Educação a Distância e daqui há 18 meses estaremos certificando vocês. É um momento simbólico e de muita importância, sobretudo para os que estão voltando à universidade”, afirmou.

“Para mim foi uma grande satisfação, pois é meu primeiro curso pela UFC e a EaD, para mim, era algo novo”, disse a concludente do curso de especialização em EaD, Jaqueline Negreiros. “Foi uma abertura de novos horizontes, pois a EAD veio para ficar e já me abriu portas, pois agora já estão se abrindo portas para mim em outras universidades: acabo de ser chamada para ser tutora na UECE (Universidade Estadual do Ceará)", disse a especialista em EAD Rosângela Rocha.

Diálogos Literários


Lançado dentro do projeto Diálogos Literários, o livro “Prática Docente e Aprendizagem: Redes Formativas em EAD”, editado pela UFC e organizado pelos professores Eliana Leite, Herbert Lima e Denys Sales, é composto por uma série de artigos, relatos de experiência e outros tipos de gêneros acadêmicos, que versam sobre a praticidade no processo de aprendizagem, a avaliação, tutoria e inovação tecnológica no processo de educação a distância (EaD). Estes artigos foram escritos por especialistas, mestres e doutores com experiência na área e a entrega aos estudantes visa oferecer subsídios para os estudos.


Veja mais fotos AQUI.