terça-feira, 31 de outubro de 2017

11ª edição do Olhares - "o ofício de educar" reúne professores da rede pública municipal de Sobral

Cerca de 1.300 educadores da Rede Municipal de Ensino participaram da 11ª edição do “Olhares – o ofício de educar”, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Convenções de Sobral. Abrindo a programação do Olhares, o Show de Talentos Docentes contou com dez apresentações de música, poesia e teatro. Na ocasião, também foram homenageados os idealizadores e ex-diretores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Ivo Gomes, Izolda Cela, Maurício Holanda, Joan Edesson, Júlio César Alexandre, Rosana Parente, Iracema Sampaio e Kathleen Arcanjo.

“Nos aproximamos do final do ano letivo e o que a gente percebe e vê é a continuidade de um trabalho muito firme e com muita dedicação, uma mobilização em prol da educação. Esse mérito sem dúvida nenhuma é reservado a todos os profissionais da Educação de Sobral. A Esfapege faz parte da espinha dorsal da Secretaria da Educação, onde estão ocorrendo e acontecendo de uma maneira zelosa, planejada e com muita qualidade alguns dos projetos fundamentais da Secretaria, como o #SobralnoEnem, seleção e aplicação da avaliação externa, olhares, entre outros”, destacou o secretário da Educação, Herbert Lima, agradecendo o empenho de todos.

ENCONTRO DE EDUCADORES

Na sexta-feira (27/10), os professores, diretores e coordenadores participaram do “Grande Encontro de Educadores da Rede Pública Municipal”, com oficinas, palestras e histórias inspiradoras com profissionais renomados nacionalmente, nos turnos manhã e tarde, no Centro de Convenções. A mestra em Educação, Tônia Casarin, proferiu a palestra "competências socioemocionais", na qual destacou a capacidade do ser humano lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro e de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Para ela, desenvolvendo essas competências nas escolas, o município passa a formar melhores cidadãos e profissionais.



 “Para mim é sempre um prazer e um orgulho enorme estar com tantos professores de uma rede como a de Sobral, reconhecida no Brasil como o município que tem alcançado resultados na educação consistentemente e que agora se mostra preocupado em olhar o aluno como um todo. As competências socieomocionais vêm com esse objetivo, com esse olhar de preparar o aluno para século XXI. O professor é papel central nesse processo. Eles transformam a vida dessas crianças”, explica Casarin, que escreveu o livro “Tenho monstros na barriga”.

Representantes da Editora Aprender ministraram a oficina "Brincadeiras para Educação Infantil", na qual educadores aprenderam e participaram de atividades lúdicas voltadas para crianças. No auditório Vênus, as palestras "Sabores e saberes da coordenação pedagógica" e "A Educação Infantil na atualidade" foram ministradas pelas coordenadoras do Colégio Luciano Feijão, Liduína Gomes e Eunice Menezes, respectivamente.


A professora da Escola Municipal Antônio Custódio de Azevedo, Patrícia Oliveira, que participou de toda a programação, incluindo o Show de Talentos Docentes, conta que o projeto proporciona crescimento profissional aos educadores da rede municipal de ensino. "Esse evento traz para nós, a oportunidade de nos inovarmos a cada dia e a cada ano, juntos, pois trabalhamos em conjunto", destaca a professora que leciona no distrito de Aprazível.

A programação do Olhares também contemplou a Educação Biocêntrica. A oficina foi ministrada pela especialista Alemilda Aragão. Os professores presentes participaram de uma dinâmica que envolvia cartas, na qual eles puderam expressar o que sentiam ao ler o que estava escrito ao retirá-las do baralho.

O encerramento da 11ª edição do projeto, que trouxe um dia inteiro de aprendizado para professores da rede municipal de ensino, foi realizado no auditório Plutão com a apresentação teatral: “A máquina da alegria e as cores da imaginação”, do grupo Karavana Kids.


 Veja mais fotos AQUI.