quarta-feira, 28 de março de 2018

Sobral adota material didático para para primeira etapa da Educação Infantil


Pela primeira vez, a rede municipal de Sobral adotará um material estruturado para a primeira etapa da educação infantil (Infantil Bebê e Infantil I). A entrega simbólica dos materiais aconteceu na noite de terça-feira (27/03), no Centro de Educação Infantil Professor Arry Rocha de Oliveira, e contou com a participação de professores, coordenadores e do secretário da Educação, Herbert Lima.

“É a primeira vez que Sobral faz uma experiência com o material didático estruturado para as crianças Educação Infantil I e Bebê. Esse material traz uma expectativa de estruturação não só do trabalho do professor, mas do acompanhamento pela família em casa. Esses estímulos e esse acompanhamento são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças e têm impacto sobre o aprendizado futuro”, destacou o secretário Herbert Lima.


Os materiais foram entregues pela superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, que agradeceu a oportunidade de participar do trabalho educacional de um município como Sobral, que é um exemplo para o país. “É uma grande responsabilidade e uma grande alegria estar aqui, oferecendo materiais e suporte pedagógico às crianças que estão chegando à escola. Em nome da Editora Opet e do Sefe, muito obrigada!”.

Os materiais didáticos da “Coleção Primeira Infância” trazem várias atividades, construídas a partir das diretrizes teórico-metodológicas em busca de uma educação que promove a criatividade, a autonomia, o respeito ao tempo da criança, o papel da família e a importância das relações sociais para a construção do conhecimento. As atividades envolvem musicalização, artes, brincadeiras, psicomotricidade, linguagens, natureza e sociedade, identidade e autonomia, que visam o estímulo do desenvolvimento cognitivo e sensorial.



Além dos materiais para as crianças, também foram entregues oitenta kits com orientações didáticas e de apoio aos professores que trabalham com as crianças. Na terça-feira (27), os professores da Educação Infantil participaram de uma formação pedagógica para utilização do material. A partir de agora, os materiais serão utilizados por quinze centros de educação infantil e por outras escolas da rede municipal que atendem esse nível de ensino.