quarta-feira, 9 de maio de 2018

Busca Ativa Escolar | Escolas municipais de Sobral visitam famílias dos estudantes faltosos


As escolas municipais da sede e dos distritos de Sobral realizaram, no sábado (05/05), uma série de atividades no Dia “D” de Busca Ativa Escolar. Foram realizadas visitas às famílias dos alunos faltosos e dos alunos com 100% de frequência; blitz de conscientização; caminhadas; café da manhã com as famílias; além de plantão pedagógico, com entrega de resultados e conversa com os pais sobre a importância da parceria com a escola.

“De forma pioneira, Sobral já realizava ações para garantir a presença dos estudantes nas escolas, como ligar para as famílias quando a criança faltava sem justificativa e, até mesmo, ir buscá-las em casa. Para a criança e o adolescente aprenderem, a primeira premissa é estarem em sala de aula e por isso precisamos da parceira das famílias”, afirma o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A iniciativa é uma das estratégias do “Fora da Escola Não Pode!”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo é garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução.