quinta-feira, 10 de maio de 2018

Gestores Escolares de Sobral conhecem o curso de Robótica Educativa



Um grupo de gestores das escolas municipais participou, na quarta-feira (09/05), de uma oficina de sensibilização sobre o curso de Robótica Educativa, que terá aula inaugural no dia 19 de maio, às 8h, no auditório do SESI. Como parte das ações do programa #ocupaJuventude, o curso beneficiará 150 estudantes de 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Com carga horária de 300 horas, os estudantes participarão de 72 encontros, sendo dois encontros semanais, além de uma Hackathon (maratona hacker) e uma competição de robótica. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de programar robôs autônomos com a tecnologia Lego, aprofundando os conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologia e matemática.


"Essa iniciativa faz parte de uma política pública voltada para a juventude de Sobral e converge para um novo momento da educação de Sobral de construção do novo currículo de Matemática e de Ciências, envolvendo o uso de tecnologias", explica o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A iniciativa visa fortalecer a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe, inspirando os estudantes a seguir nos ramos da Engenharia, Matemática e Tecnologia. Através de atividades contextualizadas, utilizando robôs, linguagem de programação e games, como a tecnologia LEGO®, Mindstorms® e Mangahigh, os estudantes buscarão a resolução de situações-problema, permitindo que sejam capazes de fazer descobertas, reflexões e aplicações dos conhecimentos em seu cotidiano.