Pontos Turísticos

Parque da Luz (Museu do Eclipse e Planetário de Sobral)

Museu do Eclipse: Em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. No  Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos utilizadas para comprovar  a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram     a     presença     da   expedição.
 Planetário de Sobral:  Inaugurado no dia 29 de maio de 2015, o Planetário de Sobral é um equipamento destinado a reproduzir, artificialmente, os aspectos do céu e da natureza.


Pinacoteca de Sobral - Espaço Raimundo Cela

Com um acervo de renomados pintores e artistas plásticos internacionais, nacionais, estaduais e sobralenses, como Rodin, Picasso, Duscheck, Anita Mafaltti e Raimundo Cela, a 'Pinacoteca de Sobral - Espaço Raimundo Cela' funciona no Palacete Chagas Barreto, ao lado do Theatro São João. Obras de tempos variados    (séculos    XIX    e    XX)    e    arte
contemporânea compõem seu acervo que, em sua grande maioria, foi doado pelo premiado cientista Roberto Alves de Lima e artistas autores das demais obras.

Construído entre 1877 e 1880, o Theatro São João é o segundo mais antigo do Ceará. Em estilo arquitetônico neoclássico, com palco italiano e plateia em formato de ferraduras com balcões, o teatro foi construído acompanhando a tendência europeia, que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referência na história  cultural e artística do Estado.

Visitas de terça a sexta-feira, das 08h às 22h e aos sábados e domingos das 17h às 21h.
Endereço: Praça São João, S/N – Centro


Museu Dom José

O Museu Dom José possui um acervo de quase 5 mil peças, sendo considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). É um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses.

Possui acervo de coleções raras de meio  de  transportes,  como  liteiras  e cadeiras de arruar; porcelanas e cristais da Boêmia, Baccarat, Limoges, e louças de Companhia das Índias Ocidentais; pratarias, artesanato regional, arte indígena, peças arqueológicas que suscitam a curiosidade dos estudiosos que buscam sítios da região.

Encontramos ainda expressiva coleção de arte-sacra, notadamente imaginária, cálices, oratórios, castiçais e demais objetos de culto que confirmam, por sua variedade e quantidade, o elevado sentimento de religiosidade do povo sobralense.

O acervo encerra toda a evolução do Vale do Acaraú; conta-nos a história da iluminação, antes da energia elétrica, a partir de velas de carnaúba até os mais finos lustres de cristal da Boêmia.

O prédio onde está instalado o Museu Dom José, imponente sobrado de estilo luso-brasileiro construído em 1844, tem grande valor arquitetônico, com 57 janelas externas, dispostas ao longo de dois pisos. Conserva até hoje características do estilo "império".


Margem Esquerda do Rio Acaraú


Inaugurada em maio de 2004, a margem esquerda do rio mostra que a tecnologia é capaz de gerar harmonia entre o moderno e o rústico da área tombada do município. Espaços para caminhadas, quadras de esportes, campo de futebol, campo para prática de beisebol e anfiteatro tornaram o local um dos principais pontos de diversão dos sobralenses. Além de ter uma visão espetacular da Igreja da Sé, Igreja das Dores e do Rio Acaraú que corta a cidade em duas partes.


Casa do Capitão Mor

Encontra-se no núcleo que deu origem à cidade de Sobral uma das mais antigas casas da cidade, que pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, provavelmente construída em 1772. José de Xerez foi vereador da primeira Câmara da Vila Distinta e Real de Sobral e juiz de órfãos. Ao visitar a França, recebeu do Duque de Choiseul mudas de café que trouxe e plantou em seu sítio. Maria Thomazia, bisneta, recebeu grande destaque em todo o Ceará ao tornar-se a presidente da Sociedade das Senhoras Libertadoras do Ceará, instituição que lutou pela abolição da escravatura no estado.

Endereço:
Rua Randal Pompeu, 145, Centro (ao lado da Igreja da Sé)
Agendamento para visitas: (88) 3611-6599 ou 3611- 1236



Becco do Cotovelo
O Becco do Cotovelo fica no coração de Sobral e tem este nome devido a sua forma com uma pequena curvatura em seu centro. É para lá que vão todos aqueles que querem saber das últimas notícias na cidade, conversando em rodas, tipicamente masculinas, e tomando um cafezinho. Ponto de encontro de aposentados, o Beco do Cotovelo está para Sobral, assim como a Praça do Ferreira está para Fortaleza.

É considerado um dos locais mais pitorescos da Cidade, em virtude da comunicação fácil e variada dos cidadãos que para ali marcam encontro.

O Becco do Cotovelo é passagem obrigatória dos visitantes ilustres que chegam a Sobral, os quais deixam ali registradas suas presenças no Livro de Assinaturas, organizado pelos frequentadores, liderados por Expedito Vasconcelos, Presidente da Associação dos Amigos do Becco e por estes eleito Prefeito do Becco.

Endereço: Travessa do Xerez, Centro.


Casa da Cultura


Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa, por volta de 1856. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, e por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa / Figueiredo. Foi reconstruido em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais.

Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredo”, a Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a casa abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, onde dispõe-se de galerias, sala de cinema, atelier e espaço de convivência.

Endereço:
Av. Dom José, 881, Centro  



Teatro São João

Construído entre 1877 e 1880, o Theatro São João é o segundo mais antigo do Ceará. Em estilo arquitetônico neoclássico, com palco italiano e plateia em formato de ferraduras com balcões, o teatro foi construído acompanhando a tendência européia, que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referência história, cultural e artística do Estado. 


Endereço: Praça São João, S/N – Centro 


Arco de Nossa Senhora de Fátima


Situado na Av. Dr. Guarany, é um dos monumentos que mais caracterizam a cidade. Foi construído por iniciativa de Dom José, bispo da Diocese de Sobral, em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. O Arco foi projetado por Falb Rangel e executado por Francisco Frutuoso do Vale.

Endereço: Av. Dr. Guarani - Centro


Museu Madi de Sobral


O Museu MADI disponibiliza cerca de 100 obras, de 60 artistas de 16 países, doadas ao Município pelos autores das peças. O Museu MADI de Sobral, inaugurado em 2005, em todo o mundo, existem apenas outros quatro na França, Argentina, EUA e Finlândia. A coleção se constitui num patrimônio de enorme valor para a comunidade de Sobral por expressar um dos movimentos mais representativos da produção artística ocidental do século XX.
 

Visitas de terça a sexta-feira, das 08h às 22h e aos sábados e domingos das 17h às 21h.

Endereço: Margem Esquerda do Rio Acaraú (em frente à Biblioteca Municipal)


Biblioteca Municipal Lustosa da Costa


A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa tem um acervo com mais de 27 mil exemplares composto por obras variadas, entre literatura brasileira e norte americana, literatura infantojuvenil, livros técnicos, entre outros. Para fazer o cadastro para empréstimo de livro é necessário apresentar cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. A Biblioteca Lustosa da Costa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e está localizada na Travessa Adriano Dias, 140 – Centro, na Margem Esquerda. Saiba mais: (88) 3611-2537.